sexta-feira, 26 de junho de 2009

Primeiro Fórum Setorial do Audiovisual

ACRE - Rio Branco

Samuel Bryan
25-Jun-2009
Evento discute políticas públicas e o futuro do cinema acreano

Fórum reúne representantes de diversas instituições e produtores acreanos (Foto: Gleilson Miranda/Secom) O Primeiro Fórum Setorial do Audiovisual, que aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 25, no Teatro de Arena do Sesc, é uma deliberação dos Conselhos Estadual e Municipal de Rio Branco, através de suas Câmaras Temáticas, com a participação efetiva da Sociedade Civil.


O Fórum reuniu além dos conselheiros municipais de cultura, os produtores independentes de cinema e vídeo e as entidades audiovisuais civis do estado do Acre, com o objetivo de discutir e expandir o setor através de políticas públicas.


Esta é a primeira ação que terá outros desdobramentos e debates, como a realização das Conferências Municipais e da Conferência Estadual de Cultura e a Conferência Nacional de Cultura, culminando na construção de um Plano Decenal de Políticas para o Audiovisual no Acre. Três são os eixos trabalhados no setor Audiovisual: formação; intercâmbio e produção; e circulação e difusão.


O Fórum também pretende em suas próximas reuniões começar a organização do Festival Internacional de Cinema e Vídeo em Rio Branco, que integrará Acre, Bolívia e Peru, um projeto que já foi aprovado pela Lei Rouanet de Incentivo a Cultura. Assim, a maior discussão do Fórum Audiovisual é o futuro, com a participação real das pessoas envolvidas com a cultura no município de Rio Branco, no Acre como um todo e, porque não, no Brasil.


Governo e sociedade


Na abertura do Fórum, a mesa foi composta por representantes do SESC, SESI, Procon, Fundação Garibaldi Brasil e Fundação Elias Mansour. O presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Marcos Vinícius, lembrou que "o Fórum representa uma quebra das distâncias entre o que é governo e o que é sociedade, pois esses são campos complementares" na formação das políticas culturais.


Segundo Daniel Zen, da Fundação Elias Mansour, a FEM e a FGB funcionam como um catalisador, um construtor de pontes, sentando e dialogando com o Conselho Municipal de Audiovisual, além dos conselheiros temporários dos outros municípios e as entidades de audiovisual, como a Asacine, ABDeC - Acre e a Samaúma Cinema e Vídeo, que também são realizadoras do Fórum.


"Nós temos muitos avanços na área de audiovisual no estado, boas produções, documentários, curtas metragens, é preciso dar um salto no sentido de agregar outras tecnologias", explica Daniel Zen. Conseguir que nossa produção audiovisual rompa as fronteiras do estado, dando maior visibilidade para a nossa produção, é um dos maiores objetivos do Fórum Audiovisual. Discutir isso com a comunidade é fundamental na hora de definir ações concretas e fortalecer cada vez mais esse processo.


Fonte: Agência de Notícias do Acre

Nenhum comentário: