sexta-feira, 5 de junho de 2009

Documentário "O Mergulho" tem pre-estreia no Acre pelo DOCTV 2009

Viviane Teixeira
05-Jun-2009


Exibição dos 55 documentários produzidos no Brasil pelo projeto começa nesta sexta-feira, na TV Aldeia.



Sílvio Margarido é autor do filme que fala sobre a relação das pessoas com o Rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom).






Várias pessoas foram assistir a pré-estreia do documentário.


O documentário sobre a história de Rio Branco e de seus moradores por meio da relação com o rio Acre contada pelo cineasta Silvio Margarido representa a produção acreana na quarta edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV. No Acre a pré-estreia aconteceu na noite de quinta-feira na cabeceira do rio Acre, em uma exibição com direito a pipoca e refrigerante.
“Optamos pela originalidade. Nos outros lugares as Sílvio Margarido é autor do filme que fala sobre a relação das pessoas com o Rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)exibições são realizadas em teatros e cinemas. O DOCTV é uma excelente oportunidade para que os Estado se conheçam, além de fomentar a produção de documentários regionais”, destacou a coordenadora do DOCTV no Acre, Surama Chaul.
Programa DOCTV é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais), Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, ABD. No Acre a TV Aldeia atua na co-produção dos documentários vencedores, com a parceria do Governo do Estado.
Para o diretor da TV Aldeia, Jorge Henrique Queiroz, a proposta do DOCTV é quebrar as fronteiras do mercado, apostando na diversidade brasileira, a partir da parceria do poder público, TVs públicas e Ministério da Cultura. “O projeto permite a descoberta de novos cineastas que encontram possibilidade de produzir e ver seus trabalhados sendo exibidos na grade nacional”.
A exibição dos 55 documentários inéditos começa nesta sexta-feira, 5. O cronograma foi definido de acordo com a temática dos documentários. Na TV Aldeia os filmes serão exibidos às 21h30, depois do Jornal Notícias da Aldeia. Nesta sexta-feira, 05, o documentário “O Caminho do Meio” inaugura as transmissões do resultado da quarta edição do DOCTV. Produzido em Minas Gerais, o filme retrata os aspectos sócio-ambientais do agronegócio, a partir do trabalho de cortadores de cana do Vale do Jequintinhonha.
Essa é a terceira vez que os cineastas do Acre participam do DOCTV. Foram inscritos noves projetos de documentários no Estado. “O Mergulho” de Silvio Margarido foi o vencedor. “O vídeo mostra a relação entre o rio e a população, desde a aproximação das crianças até a relação de memória ou afetiva das pessoas mais antigas”, descreve o cineasta. “O Mergulho” será exibido em novembro na grade nacional.
Foram destinados R$ 110 mil para a produção do material, dos quais R$ 30 são oriundos da TV Aldeia com a proposta de fomentar a produção regional e a difusão dos conteúdos em âmbito nacional.

Fonte: Agência de Notícias do Acre.

Nenhum comentário: