sexta-feira, 5 de junho de 2009

Prefeitura de Porto Velho lança documentário vencedor do concurso DOCTV. (05 e 06 de junho)


A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Fundação Municipal de Cultura Iaripuna lança nesta sexta-feira (5/6), às 18h30, o documentário vencedor em Rondônia do concurso do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, DOCTV, de 2008, ’Garimpo do Bom Presente’, do autor e diretor Alex Badra. O documentário mostra a realidade do garimpo Bom Futuro em Ariquemes, onde os moradores perderam as perspectivas de melhorias de vida com a decadência da garimpagem. Durante o lançamento será feita a apresentação do documentário ‘Caminho do Meio’, sobre aspectos sócio-ambientais do agronegócio, a partir do trabalho de cortadores de cana do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A apresentação atende a um cronograma nacional do DOCTV em TVs públicas de todo o Brasil. Em Rondônia, este circuito será apresentado no Mercado Municipal, todas as sextas-feiras, no horário de tal.
Antes da apresentação do documentário, o representante do Ministério da Cultura/Audiovisuais, Octavio Peiranti, vai fazer uma explanação sobre a política pública do audiovisual. A palestra é aberta ao público, e ganha maior importância para produtores e pessoas que gostam e produzem o audiovisual.
O DOCTV foi criado em 2003 como política da Secretaria do Audiovisual voltada à produção de documentários e à TV Pública. O DOCTV atua em toda a cadeia produtiva do documentário, criando ambientes de mercado, auxiliando na formação de profissionais, garantindo a regionalização da produção e a difusão do conteúdo em âmbito nacional. Todos os estados participam do Programa por meio de suas TVs ou instituições públicas em associação com a produção independente, formando a Rede DOCTV.
Em quatro edições, o DOCTV teve 3 mil projetos de documentários inscritos em 100 concursos estaduais, co-produziu 170 documentários e gerou mais de 3 mil horas de programação para a Rede Pública de Televisão. Foram realizadas 67 Oficinas para Formatação de Projetos com a participação de mais de 2 mil realizadores de todo o Brasil, e três Oficinas para Desenvolvimento de Projetos, reunindo os vencedores dos concursos com expoentes do documentário brasileiro, como Jean Claude Bernardet, Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, Jorge Bodanzky, Ruy Guerra, Giba Assis Brasil, Cezar Migliorin, Felipe Lacerda, Joel Pizzini e Cristiana Grumbach para a discussão detalhada de cada projeto.
Na quarta edição, pela primeira vez, foi realizada a Oficina de Desenho Criativo de Produção, que reuniu os autores selecionados e sues respectivos produtores executivos com as produtoras Raquel Zangrandi e Mônica SchmiedtA partir da segunda edição, foram realizadas as Carteiras Especiais, com documentários viabilizados a partir da articulação de recursos de empresas do setor público e/ou privado, em um determinado estado do Brasil, para produzir mais filmes que os já garantidos pelo Convênio DOCTV.
Ao todo foram co-produzidos 39 documentários pelas Carteiras Especiais DOCTV SP I, II e III, DOCTV Tocantins I, DOCTV Maranhão e DOCTV Rio. Esse modelo de negócios atraiu R$ 4.100.000,00 em investimentos diretos na produção audiovisual brasileira.Em 2006, o Programa DOCTV tornou-se modelo de política pública e foi inspiração para a criação do DOCTV IBERO-AMÉRICA, que implantou sua sistemática de co-produção e teledifusão em 13 países latino-americanos, além de Portugal e Espanha. Outros desdobramentos são a realização dos Programas DOCTV Colômbia, DOCTV CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a segunda edição do DOCTV IB.


Nenhum comentário: