quarta-feira, 17 de junho de 2009

I Amostra de música instrumental acontece em Cacoal

RONDÔNIA - Cacoal

I Amostra de música instrumental acontece em Cacoal


A cidade de Cacoal será palco de um grande show de música instrumental. A pianista Llitsia Moreno, o violonista Rafael Fontineli e o Coral de Cacoal serão as atrações artísticas que abrilhantarão o espetáculo. O evento acontece no dia 20 de junho, a partir das 20h30, no auditório da Unir, Campus de Cacoal.
A realização esta sob responsabilidade da EJUC, Empresa Júnior da Unir/Cacoal. A Fundação Cultural de Cacoal e a Universidade Federal de Rondônia apóiam o espetáculo. Segundo os organizadores, os ingressos estão a venda na sede da UNIR/EJUC, das 08h00 às 12h00, ou por intermédio do telefone 9233-2848.

O maestro

Rafael Fontinele é um dos mais destacados músico de nosso Estado; iniciou seus estudos musicais aos 11 anos na Orquestra Filarmônica do Acre com maestro Romualdo Medeiros. Aperfeiçoou seus estudos em Goiânia onde estudou e se formou no centro cultural Gustavo Ritter em violino, teoria musical, canto coral e pratica orquestra. Atuou como instrumentista da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Filarmônica de Goiás.

Atualmente, Fontinele é professor e maestro do projeto Orquestra em Ação (Ji-Paraná), Coro sinfônico Regina caeli (JARU), Projeto Orquestra Solidaria (Rolim de Moura), Orquestra Nova Dimensão (nova união), Orquestra de Eventos Fontinele e Arcos da Amazônia, Acadêmico do Curso de Artes do centro universitário claretiano, é supervisor de estagio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cursa viola clássica no conservatório Brasileiro de música (Rio de Janeiro) é aluno do mestre em violino Anderson Rocha em Cuiabá.

A pianista

Llitsia Moreno Pereira nasceu em Havana, Cuba. Vive no Brasil desde 1992. Iniciou seus estudos pianísticos no Conservatório de Música Manuel Saumel, tendo como formação, a Escola Nacional de Artes, em Havana. Foi selecionada como pianista do Ballet Nacional de Cuba (Jovem Guarda) sob a direção de Laura Alonzo, Alicia Alonzo e da Companhia Nacional de Danças Espanholas de Cuba, com sede no “Gran Theatro de Havana Garcia Lorca”. Como professora da Escola Alejo Carpentier, a pianista realizou trabalhos pianísticos em recepções diplomáticas para embaixadas.

No Brasil, fez curso de pós-graduação em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Em Porto Velho, Rondônia, leciona na Escola Municipal de Música Jorge Andrade, sendo seus alunos classificados em primeiro e segundo lugar em concursos de piano, a nível nacional e latino-americano.


Fonte: Paulo Henrique Silva

Nenhum comentário: