segunda-feira, 8 de junho de 2009

HOMEM DE NAZARÉ - Atores de mais quatro estados da região Norte participam do espetáculo.

Porto Velho.

“A grande novidade será a interpretação do Cristo por dois personagens e a despedida de Omedino Pantoja”




A maior peça teatral ao céu aberto da região Norte, que acontece nos dias 11,12 e 13 de junho na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, conta neste ano com uma grande novidade para integrar os demais estados da região. Com o tema “Uma paixão integra a Amazônia”, o espetáculo “O Homem de Nazaré”, terá a participação de atores de todos os estados do Norte, exceto o Pará, e também de cerca de 50 atores do interior de Rondônia.
Dentro desse contexto de integração, o papel central da peça, o de Jesus Cristo, contará com a interpretação de dois atores. Além de Omedino Pantoja, intérprete do Cristo há 33 anos, o grupo terá a presença do ator amazonense Sérgio Uchôa, artista conhecido em Manaus (AM), com atuação nas áreas de cinema, teatro e vídeo.

“Este ano, será a última apresentação do Omedino, que já vem atuando honrosamente há 33 anos da peça. A divisão das cenas será praticamente uma transição tanto para o Omedino como para o público”, destacou José Monteiro, presidente do grupo Êxodo. Omedino Pantoja deve entrar no início da peça até a sequência anterior ao “sermão da montanha”, em seguida troca-se e entra Sérgio Uchôa, que deve permanecer até a cena anterior a “santa ceia”, com Omedino retornando até o final, na cena da “ressurreição de Jesus Cristo”.

O Amazonas ainda enviará mais três atores para participar da peça e os demais estados, Acre, Roraima e Amapá, enviarão um ator cada, mas em termo de números, a grande participação será do interior de Rondônia. Pelo menos 50 atores vindos de vários municípios rondonienses farão papéis coadjuvantes ou secundários na peça.

Outras mudanças

Outra mudança significativa é a nova gravação de vozes e trilhas que será utilizada no espetáculo, que, segundo Monteiro, foi toda refeita, melhorando em 100% a qualidade do som. Afinal, segundo ele, há cinco anos havia sido feita a última gravação e era hora de refazer o áudio da peça.

A responsabilidade do ator Omedino Pantoja também dobrou esse ano, pois ele assumiu a direção geral do espetáculo e deve utilizar toda sua experiência nos em que interpretou o papel de Jesus. Conhecedor de todos os meandros da produção de “O Homem de Nazaré”, Omedino dará um novo fôlego ao espetáculo que há dois meses vem sendo preparado com ensaios e apuro nas partes técnica e cênica.

O figurino também terá novo visual, pois mais da metade está sendo refeito para poder dar mais glamour e realismo às cenas dos 16 cenários que compõe o espetáculo.

Solidariedade

A peça teatral também terá caráter social, pois o ingresso será apenas um kilo de alimento não perecível, tendo a arrecadação e doação dos alimentos totalmente coordenada pela União dos Voluntários do Estado de Rondônia (Uveron).

A arrecadação desses alimentos será direcionada a entidades carentes cadastradas na Uveron. José Monteiro alertou que lembra que no local estará funcionando um mercado com produtos a preços acessíveis para o caso de alguém esquecer de levar o quilo de alimento na hora de trocar pelo ingresso.

Como chegar

A entrada para a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia está localizada na margem direita da BR 364 (sentido Cuiabá), km 13. Nos dias do evento, haverá sinalização especial feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após a entrada a estrada segue por mais dois quilômetros entre a região chacareira, até chegar a cidade cenográfica. A estrada é toda asfaltada.

A cidade cenográfica

Com uma área de quatro hectares, a cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia conta com 16 cenários, sendo oito naturais e oito construídos, e é classificada pela Embratur como o segundo maior teatro ao céu aberto do Brasil e do mundo no gênero Sacro. No total, “O Homem de Nazaré” conta com 350 pessoas que atuam na peça e cerca de 150 pessoas que atuam nos bastidores. Há 12 anos a peça é encenada na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, distante aproximadamente 15 km da área urbana de Porto Velho. Nos anos anteriores, a peça era encenada em áreas públicas, principalmente em quadras ou praças da capital.

Neste ano a peça “O Homem de Nazaré” conta com o patrocínio do Governo do Estado de Rondônia, apoio cultural da Centrais Elétricas de Rondônia S/A (Ceron), Prefeitura de Porto Velho, Amazonsat, site Rondoniaovivo.com e Sesc.


Fonte: http://www.rondoniaaovivo.com

Nenhum comentário: