Mostrando postagens com marcador Cinema. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cinema. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Fest Cineamazônia® exibirá filmes da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Filmes de Portugal, Moçambique, Cabo Verde e Angola estarão participando como convidados.

A parceira com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é a novidade deste ano para a 8ª edição do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental - Fest Cineamazônia®, que acontecerá em Porto Velho, de 9 a 13 de novembro de 2010. As inscrições já estão abertas no site www.cineamazonia.com, onde consta também o regulamento. A partir desta edição serão aceitas produções em português e castelhano.

Filmes de Portugal, Moçambique, Cabo Verde e Angola estarão participando como convidados. A parceria com a CPLP é uma integração de resgate dos laços culturais com o Brasil. O Fest Cineamazônia® acontece também em Cabe Verde (África) e Coimbra e Évora (Portugal).

O foco principal do Fest Cineamazônia® é questão ambiental, mas o festival aceita produções de gêneros como ficção, documentário, experimental, animação, e videorreportagem ambiental. A variedade de gêneros cinematográficos favorece para várias leituras. As produções inscritas são exibidas numa mesma bitola o que torna a concorrência mais nivelada.

O Festival tem o apoio da Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Iaripuna e da Secretaria Municipal de Educaçao (Semed) e Iphan.


Fonte: Festcine Amazônia 

sábado, 3 de julho de 2010

                

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Grito do Mapinguari




Animação feita especialmente para a abertura do FestCine Amazônia 2009, dirigida e animada por EricK Richard, Fernando Caetano (Fantashik), Francisco Bezerra e Saulo de Sousa (Sallinos), produzida em aproximadamente 4 meses desenhada folha á folha e colorida digitalmete, trilha sonora de Agenor e Rud Prado e finalização de Gilmar Santos.

domingo, 5 de julho de 2009

FESTIVAL SÓ CURTA - ESTADUAL DE CURTA METRAGEM - JI-PARANÁ

RONDÔNIA - Jí-PAraná


O Festival Só Curta acontecerá entre os dias 20 e 23 de outubro.
Estão abertas as inscrições para o Festival de Curta Metragem Só Curta em Ji-Paraná que acontecerá nos dias de 20 a 23 de outubro.


Poderão participar pessoas físicas ou jurídicas nas categorias de Ficção e Documentário. Podem se inscrever também curtas de animação e experimental que serão exibidos fora da competição. Os filmes de Ariquemes poderão se inscrever no Centro Cultural Lido Sonh, em fita miniDV/NTSC, DVD ou VHS/NTSC devendo o candidato fornecer uma imagem do curta para inclusão no folder do festival. As inscrições são gratuitas.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Prefeitura de Porto Velho lança documentário vencedor do concurso DOCTV. (05 e 06 de junho)


A Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Fundação Municipal de Cultura Iaripuna lança nesta sexta-feira (5/6), às 18h30, o documentário vencedor em Rondônia do concurso do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro, DOCTV, de 2008, ’Garimpo do Bom Presente’, do autor e diretor Alex Badra. O documentário mostra a realidade do garimpo Bom Futuro em Ariquemes, onde os moradores perderam as perspectivas de melhorias de vida com a decadência da garimpagem. Durante o lançamento será feita a apresentação do documentário ‘Caminho do Meio’, sobre aspectos sócio-ambientais do agronegócio, a partir do trabalho de cortadores de cana do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A apresentação atende a um cronograma nacional do DOCTV em TVs públicas de todo o Brasil. Em Rondônia, este circuito será apresentado no Mercado Municipal, todas as sextas-feiras, no horário de tal.
Antes da apresentação do documentário, o representante do Ministério da Cultura/Audiovisuais, Octavio Peiranti, vai fazer uma explanação sobre a política pública do audiovisual. A palestra é aberta ao público, e ganha maior importância para produtores e pessoas que gostam e produzem o audiovisual.
O DOCTV foi criado em 2003 como política da Secretaria do Audiovisual voltada à produção de documentários e à TV Pública. O DOCTV atua em toda a cadeia produtiva do documentário, criando ambientes de mercado, auxiliando na formação de profissionais, garantindo a regionalização da produção e a difusão do conteúdo em âmbito nacional. Todos os estados participam do Programa por meio de suas TVs ou instituições públicas em associação com a produção independente, formando a Rede DOCTV.
Em quatro edições, o DOCTV teve 3 mil projetos de documentários inscritos em 100 concursos estaduais, co-produziu 170 documentários e gerou mais de 3 mil horas de programação para a Rede Pública de Televisão. Foram realizadas 67 Oficinas para Formatação de Projetos com a participação de mais de 2 mil realizadores de todo o Brasil, e três Oficinas para Desenvolvimento de Projetos, reunindo os vencedores dos concursos com expoentes do documentário brasileiro, como Jean Claude Bernardet, Eduardo Coutinho, Eduardo Escorel, Maurice Capovilla, Geraldo Sarno, Jorge Bodanzky, Ruy Guerra, Giba Assis Brasil, Cezar Migliorin, Felipe Lacerda, Joel Pizzini e Cristiana Grumbach para a discussão detalhada de cada projeto.
Na quarta edição, pela primeira vez, foi realizada a Oficina de Desenho Criativo de Produção, que reuniu os autores selecionados e sues respectivos produtores executivos com as produtoras Raquel Zangrandi e Mônica SchmiedtA partir da segunda edição, foram realizadas as Carteiras Especiais, com documentários viabilizados a partir da articulação de recursos de empresas do setor público e/ou privado, em um determinado estado do Brasil, para produzir mais filmes que os já garantidos pelo Convênio DOCTV.
Ao todo foram co-produzidos 39 documentários pelas Carteiras Especiais DOCTV SP I, II e III, DOCTV Tocantins I, DOCTV Maranhão e DOCTV Rio. Esse modelo de negócios atraiu R$ 4.100.000,00 em investimentos diretos na produção audiovisual brasileira.Em 2006, o Programa DOCTV tornou-se modelo de política pública e foi inspiração para a criação do DOCTV IBERO-AMÉRICA, que implantou sua sistemática de co-produção e teledifusão em 13 países latino-americanos, além de Portugal e Espanha. Outros desdobramentos são a realização dos Programas DOCTV Colômbia, DOCTV CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e a segunda edição do DOCTV IB.


Documentário "O Mergulho" tem pre-estreia no Acre pelo DOCTV 2009

Viviane Teixeira
05-Jun-2009


Exibição dos 55 documentários produzidos no Brasil pelo projeto começa nesta sexta-feira, na TV Aldeia.



Sílvio Margarido é autor do filme que fala sobre a relação das pessoas com o Rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom).






Várias pessoas foram assistir a pré-estreia do documentário.


O documentário sobre a história de Rio Branco e de seus moradores por meio da relação com o rio Acre contada pelo cineasta Silvio Margarido representa a produção acreana na quarta edição do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro – DOCTV. No Acre a pré-estreia aconteceu na noite de quinta-feira na cabeceira do rio Acre, em uma exibição com direito a pipoca e refrigerante.
“Optamos pela originalidade. Nos outros lugares as Sílvio Margarido é autor do filme que fala sobre a relação das pessoas com o Rio Acre (Foto: Gleilson Miranda/Secom)exibições são realizadas em teatros e cinemas. O DOCTV é uma excelente oportunidade para que os Estado se conheçam, além de fomentar a produção de documentários regionais”, destacou a coordenadora do DOCTV no Acre, Surama Chaul.
Programa DOCTV é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, ABEPEC (Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais), Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e Empresa Brasil de Comunicação (TV Brasil), com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas, ABD. No Acre a TV Aldeia atua na co-produção dos documentários vencedores, com a parceria do Governo do Estado.
Para o diretor da TV Aldeia, Jorge Henrique Queiroz, a proposta do DOCTV é quebrar as fronteiras do mercado, apostando na diversidade brasileira, a partir da parceria do poder público, TVs públicas e Ministério da Cultura. “O projeto permite a descoberta de novos cineastas que encontram possibilidade de produzir e ver seus trabalhados sendo exibidos na grade nacional”.
A exibição dos 55 documentários inéditos começa nesta sexta-feira, 5. O cronograma foi definido de acordo com a temática dos documentários. Na TV Aldeia os filmes serão exibidos às 21h30, depois do Jornal Notícias da Aldeia. Nesta sexta-feira, 05, o documentário “O Caminho do Meio” inaugura as transmissões do resultado da quarta edição do DOCTV. Produzido em Minas Gerais, o filme retrata os aspectos sócio-ambientais do agronegócio, a partir do trabalho de cortadores de cana do Vale do Jequintinhonha.
Essa é a terceira vez que os cineastas do Acre participam do DOCTV. Foram inscritos noves projetos de documentários no Estado. “O Mergulho” de Silvio Margarido foi o vencedor. “O vídeo mostra a relação entre o rio e a população, desde a aproximação das crianças até a relação de memória ou afetiva das pessoas mais antigas”, descreve o cineasta. “O Mergulho” será exibido em novembro na grade nacional.
Foram destinados R$ 110 mil para a produção do material, dos quais R$ 30 são oriundos da TV Aldeia com a proposta de fomentar a produção regional e a difusão dos conteúdos em âmbito nacional.

Fonte: Agência de Notícias do Acre.